Fórum dedicado a todos os trabalhos do Clamp

InícioInício  PortalPortal  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  Alice Game  

Compartilhe | 

Definindo pattern e usando em bordas xD

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
hidekeitaro
Anjo
Anjo

Masculino
Virgem

MensagemAssunto: Definindo pattern e usando em bordas xD   Seg Maio 18, 2009 4:39 pm

Estou postando esse tutorial de como fazer definir pattern no Photoshop (qualquer um) e como usar ele (ou qualquer outro) na borda de uma imagem, como eu uso muito em minhas sains e avies XD

Com links para imagens maiores nas miniaturas apresentadas aqui hein ^^v

Passo 1:

Primeiramente, crie um novo arquivo, lembrando que é bom pensar como vc vai querer usar o novo pattern, pois para sains e avas resoluções pequenas estão ótimas, mas para wallpapers isso não é nem sempre adequado. No exemplo criei de 8x8 pixels.

Passo 2:

Depois amplie para uma qualidade que seu pattern seja bem visível, como no exemplo coloquei 800%. Aí coloque como vc quer seu pattern, como uma linha inclinada, linhas cruzadas e etc... No exemplo vou mostrar como fazer um pattern xadrez, que vai ser usado depois em um avatar. Para isso, selecionei dois quadrados, deixando outros dois livres, como mostrado na imagem.

Passo 3:

Preencha o quadrado selecionado com branco como o exemplo mostrado. Também pode usar o rectangle tool ou qualquer outra autoforma XD

Passo 4:

Veja que se quiser fechar o pattern agora, deixando o fundo transparente, vc pode, daí é só pular o passo seguinte.

Passo 5:

Crie agora um novo layer (camada) usando Ctrl+Shift+N ou indo em Layers -> New -> Layer...

Passo 6:

Agora arraste o layer 2 para baixo do layer 1 e use Ctrl+A para selecionar tudo e preencha com preto.

Passo 7:

Veja que seu pattern já está pronto. Agora mantenha seleciona toda a imagem.

Passo 8:

Vá em Edit -> Define Pattern... com a imagem toda selecionada. Depois defina o nome de seu pattern e pronto, alí está o seu novo pattern definido e disponível para você usar quando quiser.

Passo 9:

Agora vamos usar o pattern em um avatar de exemplo. Pegue a sua imagem para o avatar e crie um novo layer com Ctrl+Shift+N. Ele será seu layer para a borda.

Passo 10:

Agora preencha de preto o layer. Pode ser preto ou de qualquer outra cor, pois isso não irá importar como é mostrado no passo seguinte.

Passo 11:

Vá na propriedade do layer, como apontado na imagem, e coloque o Fill do layer como 0%. Isso colocará o preenchimento do layer transparente por completo, mas não os seus efeitos que aplicaremos a seguir.

Passo 12:

Clique duas vezes no layer do pattern para abrir a propriedade de estilo do layer (layer style) e vá em stroke. Defina a largura que vc achar melhor, onde no exemplo e geralmente eu uso 1 pixel. Depois coloque a posição para inside e em Fill Type coloque Pattern e procure o seu pattern definido previamente. Veja lá o pattern que defini chamado de Quadrados. Daí basta mandar aplicar e pronto. Está pronto seu avatar com o pattern que você mesmo criou!

Veja o resultado do meu avatar de exemplo:

Espero que tenha ajudado aí ^^v Bem, vejam que isso pode ainda variar a cor, bastando depois pegar outro layer, seguir o procedimento da borda, mas aí colocar apenas com uma cor, só que na propriedade do stroke esconlher o efeito ou multiply ou screen, que aí vc irá "colorir" onde é preto ou onde é branco XD

PS: Havia postado no Coralians, mas como ainda tem gente que me pegunta e tal, resolvi postar aqui para quem quiser aprender como define pattern e usar as tais bordinhas xP

PPS: Note que a lógica de usar pattern serve para preencher não só stroke, mas também outras imagens e tal. É bem útil saber como criar seus próprios patterns o.ov
Ver perfil do usuário http://hidekeitaro.blogspot.com
Mukami
Drop of Ink Fairy
Drop of Ink Fairy

Feminino
Touro

RPG
Nome: Mukami Yeon Hitsuji

MensagemAssunto: Re: Definindo pattern e usando em bordas xD   Ter Maio 19, 2009 2:35 pm

Ah, eu sei fazer isso. *-*
É muito fácil, antes de aprender eu achava que era complicado. o_o
Obrigada pelo tópico. ^^

Nae mamdaero nae ddeutdaero johajoha NU ABO. Na na, na na, na na, na na na, na na, na na, NU ABO. This is how we do it pure love f(x)!
Ver perfil do usuário http://ameblo.jp/mukami-hi

Definindo pattern e usando em bordas xD
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Novas Pedras de Evoluções
» Dragonite com dive
» Celtx - Escreva roteiros profissionais
» Lição 5 - Sprites e Planes - Usando e abusando das imagens
» Site simples Apenas html (SEM CSS)

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum